A historia da Vila Rostrum

For more information

Contact rostrum@sapo.pt or barbera@prode.nl

Ahistória por detrás da construção da Vila Rostrum é um verdadeiro caso de amor à primeira vista. Começa com a viagem improvável de um casal de holandeses a uma ilha à qual acabaram ligados desde então

À chegada, adaptaram-se de imediato ao ambiente da ilha. Não restavam dúvidas que a Madeira tinha tudo o que procuravam: sol, sossego, segurança e acima de tudo, um povo hospitaleiro. Durante a sua primeira estadia no Belmond Reid’s Palace e segunda, no ano seguinte, no Pestana Carlton, estavam de olhos postos em comprar ou arrendar um apartamento no Reid’s.

Decidiram avançar por conta própria e escreveram uma carta a referir as suas intenções, carta essa, que posteriormente colocaram nas caixas de correio de apartamentos que se apresentavam como opções. Foram agradavelmente surpreendidos, dias depois por um dos proprietários que os contactou para visitarem o apartamento o mais rápido possível, visto que regressavam a casa no próprio dia. Após a visita, decidiram arrendar o apartamento nos anos seguintes, durante a Primavera e o Outono.

Apesar de terem desfrutado de vários anos de férias nesse apartamento, decidiriam que gostariam de adquirir uma casa própria, de preferência, na Zona Velha do Funchal. Foram apresentados a João Macedo, um agente imobiliário, disposto a ajudá-los a encontrar a sua casa de sonho.

Analisaram várias opções mas ainda não haviam encontrado a dita casa, até que o João Macedo propôs a ideia de comprarem um lote de terreno para construírem a casa com que tinham sonhado. Dado que ambos eram arquitectos e possuíam todo o conhecimento necessário, decidiram que era uma proposta aceitável bem como viável. E assim o fizeram, juntamente com o jovem arquitecto Pedro Souto que ainda hoje permanece um grande amigo.

Um sonho

A Vila Rostrum tornou-se mais do que uma vivenda de grandes dimensões e construção de primeira qualidade. É um sonho! É a materialização de tudo aquilo que os seus mentores imaginavam na casa da sua vida. Passo a passo, pedra sobre pedra, foram construindo a casa, na encosta do Pico dos Barcelos, com uma vista sobre todo o Funchal com a sua baía única.

As obras iniciaram-se em 2000 e ficaram concluídas em Maio de 2002. Não era a pequena casa com que os seus promotores haviam sonhado. O projecto acabou por ser uma grande casa, grande a todos os níveis. Implantada numa área de terreno de 1.800 metros quadrados, a Vila Rostrum ocupa uma área de 580 metros quadrados. A Casa Rostrinha, de acesso totalmente independente, tem uma área de 220 metros quadrados.

Localização

O clima é ameno e a vista, uma das melhores do Funchal, o local ideal para assistir ao fogo-deartifício da passagem de ano na Madeira. Solarenga, privada, virada a sul, com uma piscina exterior aquecida, equipada com jet stream e uma piscina interior.

A Vila Rostrum está implantada num lugar sossegado, 10 metros acima da Rua Encosta do Pico dos Barcelos, uma rua sem saída. Todas as divisões são amplas e totalmente equipadas. As cozinhas, a zona de churrasco, as casas de banho e todas as restantes áreas de lazer estão elegantemente decoradas e beneficiam de muita luz natural, fruto das grandes janelas deslizantes que equipa a propriedade.

O imóvel

O espaço é amplo a todos os níveis, desde as piscinas, aos terraços, passando pela cave de vinhos, pelo hall de entrada, pelas salas de estar e de jantar, ou pela zona de lazer nas traseiras da casa. O hall divide a casa em duas alas, uma dedicada aos proprietários, que aqui passam algumas temporadas por ano e a outra ala, totalmente equipada, destinada aos hóspedes. No conjunto a vila tem 4 quartos de dormir e outos dois na Casa Rostrinha.

Acabamentos de excelência foram incluídos pelo seu arquitecto português e proprietário holandês. Tudo pensado ao pormenor, desde os terraços pavimentados com calçada portuguesa, às madeiras, e ao mármore presente em algumas divisões. Um exemplo de detalhe é o conjunto de pinturas que rodeiam a piscina interior, da autoria do artista Lachart, radicado na Madeira.

Tecnologia

A propriedade está dotada da mais recente tecnologia, quer nos sistemas de rega, ou na manutenção das piscinas, passando pelo aquecimento, chão radiante na sala, sala de jantar e casas de banho, assim como sistemas eficientes de gestão de iluminação e de segurança.

A Vila Rostrum é feita de muito outros detalhes, tantos que é impossível referir num só artigo de revista. Todos esses detalhes tornam a experiência única e ajudam ao conforto.

Casa Rostrinha

Quanto à Casa Rostrinha, além de completamente independente da Vila Rostrum, situa-se no piso intermédio por cima da garagem e por baixo da residência principal, com uma vista magnífica sobre o anfiteatro do Funchal. É um apartamento de luxo, com uma identidade própria, no conjunto desta propriedade, sonhada por dois visitantes da Madeira que se apaixonaram pela ilha.

Desde o início os proprietários decidiram alugar a Vila Rostrum e a Casa Rostrinha a turistas, com a categoria de "Alojamento Local". O negócio é assegurado por uma parceira muito apreciada, Linda Dias, que os proprietários consideram uma amiga.

A propriedade pode ser assim desfrutada por mais pessoas, que podem aqui gozar de umas férias em ambiente de puro descanso, num verdadeiro paraíso.
 

 

vila rostrum